- amor desinteressado ao próximo "
Altra, altro, altru - Outro.
Ísmo - Escola, doutrina, princípio filosófico.
Uma conduta não muito conhecida - ao contrário do seu contraposto, o egoísmo. Muitos confundem o altruísmo com caridade, boa vontade, afetuo. São coisas distintas, ainda que por detalhes.
Uma conduta não muito conhecida - ao contrário do seu contraposto, o egoísmo. Muitos confundem o altruísmo com caridade, boa vontade, afetuo. São coisas distintas, ainda que por detalhes.
O altruísmo é um princípio filosófico. A Filosofia usa-o para afirmar que o ser humano pode ser - e é - bom por natureza, sem a necessidade de intervenções da religião, por exemplo.
A caridade é feita quase como uma obrigação, tendo em vista a propagação da ideia - meio de religiões - de que, sendo caridoso, você alcançará um lugar melhor após a morte, por exemplo.
"Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as acções de um indivíduo beneficiam outro trazendo, algumas vezes, até mesmo algum tipo de prejuízo para o próprio."
Com essa introdução sobre altruísmo eu lhes afirmo: minha vida se baseia nisso. Porém, fiz modificações no meu estilo e vida.
Muitas vezes na minha vida tive que fazer coisas sozinho, me esforçar ao extremo para conseguir o que queria. Em uma certa época da minha vida eu fui alguém sozinho. Conversava com meus colegas de turma e, após a aula, pouco os contactava. Trabalhos em grupo eu fazia sozinho, sempre. Com isso fiquei forte o suficiente para impedir que acontecesse com outros - ou, pelo menos, com quem eu quero. Como disse no meu post e abertura, as pessoas definem como eu agirei com elas. Portanto, mostro-lhes como eu funciono:
Desconhecido: Sou o típico "menino gentil". Seguro as portas para passarem, deixo que passem antes de mim. Só não sou otário. Deixo que façam, com minha permissão. Se tentarem graça, vão passar para a próxima categoria.
Inimigo: Àqueles que eu não gosto nada farei para beneficiar-los. Serei sempre egoísta. Entre eu e ele, escolherei a mim. Convenhamos, todos são assim.
Amigo: Preciso falar? Meus amigos podem contar comigo em qualquer momento. Se eu puder ajudar, ajudarei. Muitas vezes faço algo para eles que nem reparam, mas acabo ajudando. Se eles precisarem de dinheiro, eu empresto - apesar de não cobrar depois.
Resumindo: Serei legal com você até algo que faça algo em relação a mim. Esse algo pode te passar para a categoria de inimigo (entendam "inimigo" não como um vilão de HQs, mas como aquele por quem sinto inimizade) ou para a categoria de amigo.
Com este post vocês poderão entender um pouco sobre minhas ações. Quando eu fizer algo que pareça loucura, entenda que é o meu normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário