2011-10-10

Learn about life

O Latim é uma língua interessante. Muitos de vocês já devem ter ouvido algumas expressões que dizem algo, sendo delas a mais famosa "Carpe Diem". Tomamos esta expressão como uma filosofia de vida, às vezes. Também, faz sentido levar a frase "Aproveite o momento" ao pé da letra. Neste post vou falar sobre algumas outras expressões Latinas.
O Carpe Diem não é originalmente só isso. Essa expressão veio de uma frase de um poema do poeta romano Horácio. A frase diz: "Carpe diem, quam minimum credula postero" Sendo traduzida como "Aproveite a vida, confiando pouco no futuro.". Quando pensamos demais no amanhã, acabamos esquecendo o agora. Deveríamos, ao invés de planejarmos o próximo dia, refletir sobre nosso desejo no momento e trabalhar para realizá-lo. Se nosso desejo for muito grande, trabalhe durante dias para realizá-lo. Mas viva todos os momentos do percursso. É como costumo falar: Viva o presente. O passado é feito para lembrarmos e aprender com ele. O futuro a gente faz, e o fazemos hoje. Não é à toa que recebe o nome de "Presente". Você foi beneficiado por não estar somente no passado.
Saíndo um pouco do conhecido, vamos ao "Memento Mori". Sua tradução é sempre interpretada erroneamente - "Lembre-se de que é mortal" ou "Lembre-se de que vai morrer". Podemos entender essa expressão como "Não deixe as coisas para amanhã, lembre-se de que pode morrer. Faça tudo hoje." Há uma semelhança com o Carpe Diem, como podem notar. Mas o Memento Mori foca em dizer que você, assim como todo ser humano, vai morrer. Essa é nossa única certeza. Portanto, foque em fazer o que quiser para não sair da vida com pendências.
Uma última expressão - e que combina com essas duas últimas - é a "Tempus Fugit". "O tempo voa". Essa expressão se aglutina perfeitamente com as duas últimas. Se o tempo voa, faça tudo que puder. Lembre-se de que você vai morrer e que o tempo voa. Aproveite o momento. Nós não podemos controlar o tempo, ele é cruel. Ele vai passar rápido demais quando nos divertirmos e vai nos prolongar os momentos de terror. Portanto, viva o máximo que puder nesse tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário