Minha escola está me matando. Nos últimos meses vim ficando cada vez mais e mais cansado, a ponto de dormir aonde eu encosto. Tudo que consigo fazer quando chego em casa é comer, ficar um pouco na internet até não aguentar mais e deitar. Acordo, então, já de noite, para jantar, passar um tempo no computador e ir dormir. Tentar, ao menos.
Me fazendo entrar em conflito biológico, aparece minha situação emocional atual. Minha cabeça está cada vez mais ativa, mais confusa. Penso em várias coisas que não queria - ou queria, mas não sei se deveria. Me vejo, muitas vezes, até duas, três da manhã acordado, pensando. Isso só me deixa mais cansado, mas insisto. Creio que essas horas da minha noite permitem que eu me ajude. Assim não preciso preocupar os outros, sei que eles têm problemas, também. Prefiro ajudá-los, acho melhor pra mim e pra eles.
Não consigo pensar muito mais no que escrever aqui. Vou encerrar o post aqui, talvez um dia eu crie uma parte dois. Talvez...
2011-10-29
2011-10-10
Learn about life
O Latim é uma língua interessante. Muitos de vocês já devem ter ouvido algumas expressões que dizem algo, sendo delas a mais famosa "Carpe Diem". Tomamos esta expressão como uma filosofia de vida, às vezes. Também, faz sentido levar a frase "Aproveite o momento" ao pé da letra. Neste post vou falar sobre algumas outras expressões Latinas.
O Carpe Diem não é originalmente só isso. Essa expressão veio de uma frase de um poema do poeta romano Horácio. A frase diz: "Carpe diem, quam minimum credula postero" Sendo traduzida como "Aproveite a vida, confiando pouco no futuro.". Quando pensamos demais no amanhã, acabamos esquecendo o agora. Deveríamos, ao invés de planejarmos o próximo dia, refletir sobre nosso desejo no momento e trabalhar para realizá-lo. Se nosso desejo for muito grande, trabalhe durante dias para realizá-lo. Mas viva todos os momentos do percursso. É como costumo falar: Viva o presente. O passado é feito para lembrarmos e aprender com ele. O futuro a gente faz, e o fazemos hoje. Não é à toa que recebe o nome de "Presente". Você foi beneficiado por não estar somente no passado.
Saíndo um pouco do conhecido, vamos ao "Memento Mori". Sua tradução é sempre interpretada erroneamente - "Lembre-se de que é mortal" ou "Lembre-se de que vai morrer". Podemos entender essa expressão como "Não deixe as coisas para amanhã, lembre-se de que pode morrer. Faça tudo hoje." Há uma semelhança com o Carpe Diem, como podem notar. Mas o Memento Mori foca em dizer que você, assim como todo ser humano, vai morrer. Essa é nossa única certeza. Portanto, foque em fazer o que quiser para não sair da vida com pendências.
Uma última expressão - e que combina com essas duas últimas - é a "Tempus Fugit". "O tempo voa". Essa expressão se aglutina perfeitamente com as duas últimas. Se o tempo voa, faça tudo que puder. Lembre-se de que você vai morrer e que o tempo voa. Aproveite o momento. Nós não podemos controlar o tempo, ele é cruel. Ele vai passar rápido demais quando nos divertirmos e vai nos prolongar os momentos de terror. Portanto, viva o máximo que puder nesse tempo.
Marcadores:
carpe diem,
expressões latinas,
latim,
memento mori,
tempus fugit
Assinar:
Comentários (Atom)